A Associação Beneficente São João da Reserva, popularmente conhecida por Hospital da Reserva teve sua criação em 21 de março de 1929, por grupo de moradores da locais da então denominada localidade de São João da Reserva. Já naqueles dias foi através do trabalho de toda a comunidade local, que através da realização de quermesses visando a arrecadação de recursos. Assim fundou-se o então Sanatório da Reserva, que teve como primeiro diretor o Dr.Walter Franz.
Já em março de 1935 chegou a São João da Reserva o também Dr. Walter Thofehrn , este oriundo da localidade de São Pedro do Sul. Este chega para substituir o Dr. Franz numa troca então combinada.
A partir desse ano seria então o Dr. Thofehrn o novo diretor do Sanatório da Reserva e o grande impulsionador do urbanismo e dos aspectos sociais e morais da localidade. Já em 1938 foi adquirida e instalada uma usina elétrica com motor a óleo diesel, um luxo para aqueles dias, também cuidou das estradas circunvizinhas e organizou a vida dos habitantes da Reserva.
A primeira importante ampliação do então Hospital Walter Thofehrn deu-se em 1940, quando foi inaugurado um novo prédio, anexado ao já existente que seria destinado à sala de espera, à farmácia e a um laboratório de análises clínicas, foram também instalados um aparelho de raios-X e uma moderna sala para cirurgias. E após 24 anos em 23 de fevereiro de 1964, outra ala do hospital foi inaugurada: a maternidade.
Em 1974 com a morte de seu grande impulsionador a diretoria do hospital resolveu mudar o nome da Instituição para Hospital Dr. Walter Thofehrn em reconhecimento às realizações por ele proporcionadas e seu espírito incansável voltado a medicina. Já na década de 1980, a população da colônia e do município puderam observar a construção da última e maior ala que fora até então construída. Os novos apartamentos e o bloco cirúrgico. Mas foi decorrer dos anos seguintes que o desgaste e a falta de incentivos levaram o hospital a passar por uma fase menos produtiva. Porém não ao ponto de extingui-lo. Já a partir dos anos 90 que o seu atendimento passou a ser efetuado através do Sistema Único de Saúde. Tendo sido os esforços mútuos da comunidade e de profissionais da área da saúde que conduziram a instituição nas suas atividade na primeira década dos anos 2000, com ânimo incansável na espera de dias melhores.
Porém no ano de 2011, novamente através de insistência de alguns e pela necessidade de restaurar e não ver o tradicional Hospital Drº Walter Thofehrn sucumbir ao tempo, se iniciou uma nova era para a instituição e porque não dizer o renascimento da mesma. No ano seguinte 2012 o Hospital Dr. Walter Thofern se transforma em no Centro de Saúde São João da Reserva, sendo a primeira das mudanças que viriam nos dias a seguir. E mais uma vez um grupo de visionários uniram-se e juntos abraçaram a causa social e mais especificamente a saúde, priorizando a tradição de cuidar e amparar.
Com uma nova gestão empossada a partir de 2012, que novas ideias foram postas em prática e as potencialidades trabalhadas para que se implementassem processos inovadores em atenção à saúde, dessa forma a instituição assume a responsabilidade de trilhar novos e grandes desafios rumo à um futuro mais digno e justo para todos os usuários e para com a sua história. Focando na prática global da prevenção em assistência à saúde.
Com aproximadamente R$13.000.000,00 captados e destes R$9.000.000,00 já investidos foram desenvolvidos projetos, os quais potencializaram as transformações do Centro de Saúde São João da Reserva, destacamos o Projeto Dignidade que foi desenvolvido nesses primeiros anos dessa retomada e visou o monitoramento de idosos e diabéticos, através de sua central de monitoramento, projeto coordenado pelo Drº Adolfo Sparenberg em parceria com profissionais da República Tcheca.
Dessa forma, com a reestruturação física, a aquisição de equipamentos e aparelhos voltados ao atendimento dos usuários o que incluiu a qualificação da mão de obra humana fator que humaniza e aproxima o atendimento e assim juntamente com a Secretária Municipal de Saúde de São Lourenço do Sul se desenvolveu o Projeto Recuperando o Futuro, o qual visava a desintoxicação e acompanhamento de crianças e adolescentes dependentes de álcool e drogas, com recursos captados e com o apoio do CONDICA – Conselho da Criança e Adolescente de São Lourenço do Sul.
No ano de 2018 com a nova gestão municipal empossada, discutiu-se e se optou que fosse mudado o referido projeto, mas não o seu foco original, optou-se que se a atendesse mães gestantes dependentes de drogas. Dessa forma continuaríamos cuidando do objetivo principal que era a criança e o adolescente, porém ainda na fase de gestação. Projeto que se encontra em com seu estrutural acabado, mobiliário e equipamentos adquiridos, passando por negociações e tramites que visam o seu cofinanciamento, devendo ser iniciando ainda no primeiro semestre de 2018.
Incluiu-se nessas constantes transformações o projeto Centro de Convivência, este destinado a abrigar um novo centro administrativo, sala de reuniões, capela, auditório, biblioteca, espaço de inclusão digital, espaço relax, bar, consultório odontológico e um moderno e bem equipado laboratório de análises clinicas. Essa nova estrutura visou qualificar e proporcionar a inclusão social aos idosos, pacientes e a comunidade, sendo que essa ação só se tornou possível devido ao apoio e parceria com o Conselho Municipal do idoso de São Lourenço do Sul.
Dessa forma o Centro de Saúde São João da Reserva torna-se um dos únicos últimos hospitais rurais em atividade no país, estamos localizados a 24,5 km do município de São Lourenço do Sul em um Distrito com aproximadamente 400 habitantes. Ampliamos nosso atendimento e hoje contamos com um quadro de 10 profissionais médicos distribuídos em Clinica Geral, Pneumologista, Cardiologista, Cirurgião, Traumato Ortopedista, Cirurgião Torácico, Oftalmologista e Radiologia, 07 enfermeiros, 16 Técnicos de Enfermagem, Técnico de Radiologia, Fisioterapeuta, Psiclologa, Nutricionista, 4 cuidadores de Idosos e 9 profissionais distribuídos entre higiene/cozinha/copa/lavanderia e manutenção.
Fonte: Aloisio Gularte – Coord. Projetos/ADM – Centro Saúde Reserva – 53 999784940 – 53 36119043